Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

A Revolução das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação

A Sociedade em Rede, o desenvolvimento do Ciberespaço e a Revolução das Novas Tecnologias.

há 4 anos

Olá, Pessoal! Todos Bem?

Segue uma breve contribuição.

Como premissa, entendo que as pessoas, físicas ou jurídicas, tendem a permanecer inertes até que determinadas circunstâncias forcem a uma mudança, a uma movimentação, alterando a inércia dos atos e dos fatos até então estagnados e adormecidos.

Essa análise é vital para que se compreenda que impulsionar novas tendências no campo humano, seja o individual, o coletivo, organizacional, jurídico, legislativo, político, econômico ou psicossocial, é antever o emaranhado de projeções humanas cuja finalidade repousa em um ambiente que não mais agrega valor ao estagnado, ao estático.

Mas sim que se digna tecer novos rumos ao impensável, novos parâmetros, performar validamente o desenvolvimento das relações humanas, capaz de dinamizar revoluções necessárias ao contexto das novas tecnologias humanas e sociais.

Ou seja, uma "sociedade em rede", que nos dizeres do filósofo Pierre Lévy, "evoca vários significados e elementos que por vezes não a definem por completo", isso porque alberga elementos fundamentais da relação humana e tecnológica.

Importante ressaltar que a sociedade em rede está em constantes conexões, condizentes e necessárias ao imaginário das múltiplas facetas da tecnologia, sua revolução e mecanização, sua vantagem e desvantagem, seu capital intelectual, sua essencialidade para o momento, oportuno e fundamental.

Essa sociedade em rede, designa o universo contextual das relações humanas em seu aspecto ampliativo,"não bastando destacar diretrizes às novas tecnologias, tão somente, mas também às relações humanas, seja de amizade, familiar, científica, política ou intelectual", descritas como espaço de comunicação entre o indivíduo e a sociedade em que vive, sua interconexão.

Os novos caminhos para a"sociedade em rede"permitem aos grupos sociais humanos pôr em comum seu saber e seu imaginário.

Em sendo assim, seria possível desconstituir as grandezas atingidas pelos mundos virtuais, seu alcance e desenvolvimento? Qual seria o resultado?

Nessa razão,"ciberespaço nada mais é que um espaço altamente mutante, em constante transformação, em uma dinâmica temporal que define novas evidências sociais no campo das relações humanas".

No campo das relações sociais, da organização político-administrativa dos Entes federativos, das pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, do direito que as regulam e orientam.

Tem-se que a importância do desenvolvimento da sociedade em rede e sua pertinência de interconexão, a cibertecnologia e o ciberespaço, o desenvolvimento das novas tecnologias.

As revoluções das novas tecnologias intelectuais e o desenvolvimento do ciberespaço, segundo Lévy, “contribuem para fazer derivar as fundações culturais que comandam nossa apreensão do real”.

Concluindo, faço notar que as mutações do mundo atual proporcionam novas relações com o saber. A vida social, as relações mútuas, os direitos, pessoais e coletivos, a política, a educação, visam troca de informação e conhecimento, arraigadas em ambientes novos, cujo pensar admite uma relação estreita com as novas tecnologias do pensamento e da interconexão planetária.

Nesta consequência, é possível afirmar que o universo das novas tecnologias da inteligência, o desenvolvimento das relações humanas, o direito e o ciberespaço, abrem possibilidades radicalmente novas à expressão visual do pensamento.

Ficou com alguma dúvida? Estarei às ordens para qualquer contribuição! Comente abaixo!

Um Grande Abraço!

  • Sobre o autor"A Verdade é Inegociável"
  • Publicações3
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações411
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-revolucao-das-novas-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao/774518649

Informações relacionadas

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa, Advogado
Notíciasano passado

Novas tecnologias e seu impacto na prática do direito

Gabriel Magalhaes, Advogado
Notíciashá 5 anos

Novo Blog sobre Direito, Inovação Tecnologia

Direito e tecnologia
Notíciashá 2 anos

5 tecnologias jurídicas que são tendência em 2022

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)